Rubem Alves: “A Escola da Ponte”

[Este arquivo em .pdf contém todos os artigos que o Rubem Alves escreveu sobre a Escola da Ponte, que, posteriormente, foram consolidados no livrinho A Escola com que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir.

81549896_10157724591687141_6317071756183994368_n

Os artigos foram originalmente publicados em fascículos no jornal Correio Popular de Campinas. Eles são em número de seis. O primeiro, que tem o título de “Quero uma Escola Retrógrada…”, serve como prefácio para os demais (que são cinco), que tratam da Escola da Ponte, da Vila das Aves, também chamada de Vila Nova do Famalicão, em Portugal, perto do Porto. Eles foram publicados, respectivamente, em 14/5, 21/5, 28/5, 4/6, 11/6 e 18/6 do ano 2000.

Enquanto os artigos eram publicados, um por semana, eu os ia compartilhando no site http://4pilares.net, tendo, ao final, reunido os seis no URL http://4pilares.net/text-cont/alves-escoladaponte.htm (URL que não está mais disponível). Esse site eu criei e mantive pór vários anos para o Instituto Ayrton Senna. Através de Agentes Técnicos do Instituto, como Luciana Allan, as crônicas foram levadas para a Escola do Futuro da USP, dirigida por meu amigo Fred Litto, e de lá escaparam para o resto do Brasil.

No ano seguinte, 2001, o Rubem publicou os seis artigos em forma de livro, com o título A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir (Papirus Editora, Campinas, SP, 2001 e Edições Asa, Porto, 2001). A foto acima é de quatro exemplares do livro que eu pessoalmente possuo. Dos três idênticos, um eu comprei, o outro ganhei do Rubem, com dedicatória, e o terceiro a Paloma trouxe para a coleção. O de capa diferente é a edição portuguesa. O livro foi um enorme sucesso. O resto é história. Quero crer que meu site tenha contribuído um pouco para esse sucesso.

Rubem Alves – A Escola da Ponte

Transcrito aqui neste blog em Salto, 3 de Janeiro de 2020,

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s